-
Arquitetos: ASPECT Studios
- Área: 1300 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Bing Lu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hyperlane é um parque linear elevado de 2,4 km de extensão na cidade de Chengdu, Província de Sichuan, China. Localizado próximo ao Conservatório de Música da Universidade de Sichuan, o Hyperlane estabelece um espaço público linear, vibrante e divertido para a comunidade jovem de Chengdu, reconectando o principal modal de transporte público com o mais importante campus universitário da cidade. Desenvolvido em etapas, a primeira fase do projeto—conhecida como Galeria Urbana–foi recentemente inaugurada e já está transformando a cara da região. O Hyperlane é uma iniciativa financiada, construída e operada pela mesma equipe responsável pelo projeto Chengdu Taikoo Li. Como este, o parque linear elevado foi concebido para criar novos espaços públicos de qualidade no centro da cidade. Além disso, 60% dos materiais utilizados na obra são considerados autossustentáveis e seguem a filosofia de investimento à longo prazo, impulsionando o desenvolvimento da industria local.
A Galeria Urbana representa a primeira fase do projeto Hyperlane. Esta intervenção foi concebida como um espaço de encontro protegido, encaixado em meio ao agitado centro urbano de Chengdu. Buscando inspirar a criação de uma “comunidade forte e unida” a Galeria Urbana do Hyperlane opera como um novo ponto de referência para a comunidade local, refletindo os principais valores da cultura artística e urbana da região.
Visando expressar o sentido de “comunidade”, a Galeria Urbana é um espaço público que se desenvolve em camadas, transformando e adaptando-se às funções e experiências espaciais de seu contexto específico; do amplo calçadão, passando por uma série de espaços protegidos ao espelho d'água, a Galeria Urbana opera como a principal porta de entrada ao Hyperlane, um espaço aberto e acessível à toda comunidade de Chengdou.
Desta forma, a Galeria Urbana consiste em um somatório de atividades e programas flexíveis porém, permanentes. É um espaço de encontro e convivência, um elemento de referência e conexão entre as diversas comunidades que habitam o centro da cidade. Embora tenha sido projetado a alguns anos, antes da crise sanitária de COVID-19, o projeto se adapta perfeitamente as regras de afastamento físico proporcionando uma resposta imediata e encaixando-se perfeitamente neste novo contexto.
O Passeio Público, como elemento central do projeto, consistirá em uma rede de percursos acessíveis e passarelas interconectadas animadas por pequenos espaços de estar. Este generoso espaço público elevado, foi concebido também como uma espécie de amortecedor urbano—um filtro entre a grande avenida e o bairro residencial ao lado. Uma enorme “raia urbana” foi concebida para ampliar ainda mais esta sensação de afastamento, proporcionando ao mesmo tempo uma sensação de acolhimento e relaxamento. A combinação criada entre o espelho d'água e o projeto de paisagismo e luminotécnico, contrasta fortemente com a experiência física e visual da paisagem construída, criando uma relação dinâmica e vibrante entre a arquitetura e a paisagem do centro de Chengdu. O Passeio Público Elevado é um lugar pensado para as pessoas, um espaço acolhedor para todas as idades. O projeto de iluminação urbana opera como um importante componente do espaço público, criando diferentes atmosferas e qualidades de luz tanto durante o dia quanto à noite. Um detalhe foi incluído no interior do espelho d'água, delineando a borda ou limite entre o passeio para garantir a segurança dos pedestres. Como uma paisagem orgânica artificialmente construída, a pavimentação e a água parecem encaixar-se perfeitamente, criando uma maior sensação de profundidade e espaços mais acolhedores.
A Galeria Performática é outro importante elemento do projeto e foi concebida como um espaço expositivo em forma de passarela pública, uma galeria aberta e acessível que complementa o programa interior da galeria comercial do Hyperlane, encorajando performances públicas, exposições e outras atividades culturais ao ar livre.
Junto ao limite leste do Hyperlane encontra-se o deck do terraço 24 horas, o qual está orientado para permitir que os espectadores se reúnam à sombra das árvores para assistir a apresentações ou para se encontrar e se conectar a qualquer hora do dia e da noite. O projeto de iluminação foi pensado para criam uma atmosfera única e propícia, proporcionando um espaço seguro e bem iluminado para a alegria de toda a comunidade jovem. Ao longo da faixa nordeste, uma cortina ondulada em chapa de aço perfurada cria uma forte sensação de movimento, ziguezagueando por toda a faixa lateral do parque elevado. Centralizado em direção norte, encontram-se os espaços mais íntimos e protegidos, áreas de estar individuais e para pequenos grupos de pessoas.
Especialmente escolhida para este projeto, a árvore nativa da região Phoebe Zhennan (桢 楠) foi utilizada como um símbolo ou como portadora de uma mensagem. Isso porque a espécie endêmica de Chengdu está registrada na lista de espécies ameaçadas de extinção—muito devido ao voraz processo de urbanização da região ao longo das últimas décadas. Neste contexto, o Hyperlane se apresenta como uma grande oportunidade para reintroduzir a espécie em seu ambiente natural de forma massiva. A Phoebe Zhennan uma espécie incrível e única e proporcionará uma bela cobertura vegetal perene para o parque linear elevado. Atingindo uma altura total de até 30 metros, esta massa vegetal proporcionará sombra para as pessoas se reunirem e descansarem durante os dias mais quentes do verão.
O Hyperlane é um projeto símbolo de um novo movimento de conscientização na industria da construção civil chinesa—um posicionamento que reflete a clara compreensão de que, para o sucesso social de um empreendimento desta escala, é preciso estar atento a questões sociais e ambientais que possam agregar valor ao ambiente urbano e a qualidade de vida de seus moradores. Quando concluído, o Hyperlane fornecerá uma contribuição valiosa para a qualificação do ambiente urbano do centro de Chengdu, proporcionando uma ambiente agradável, seguro e acessível além de promover a diversidade e engajamento social de toda a comunidade.
Anteriormente, o local onde está sendo erguido o parque linear elevado de Chengdu estava definido por uma série de terrenos baldios e áreas de estacionamento cercadas por muros. Como uma barreira física instransponível, a área operava como uma ruptura no tecido urbano, desconectando física e socialmente toda a área central da cidade do campus universitário. Por entre estes lotes, existiam apenas pequenas passagens estreitas como becos, espaços vibrantes onde podíamos encontrar vendedores ambulantes e uma comunidade criativa atuante. Estas ruelas fora então adotadas pelos estudantes, os quais apropriavam-se destas para expressar a sua arte; o graffiti passou a ser uma importante ferramenta dos alunos em busca de dar voz às suas demandas. A residência estudantil, não muito longe dali, apresentava um estilo similar e também serviu como exemplo para o desenvolvimento do projeto do Hyperlane. Interiormente, as galerias e espaços do Parque Elevado serão pintados pelos próprios alunos, trazendo um pouco de cor e a lembrança daquilo que ali existia antes.
O conceito principal por trás do projeto procura estabelecer uma plataforma social linear, um espaço de expressão e convivência para os alunos da Universidade de Sichuan. Desta forma, o Hyperlane opera como um elemento de conexão entre diversas escalas, criando um parque elevado acessível e permeável, um passeio público de mais de dois quilômetros de extensão que conectará a estação central de Chengdu à universidade, permitindo assim uma maior permeabilidade ao longo de toda a faixa noroeste do centro da cidade.
O projeto de paisagismo foi pensado para criar um espaço integrado e equilibrado, o qual responde às principais demandas e necessidades dos usuários. A intenção dos arquitetos paisagistas era trazer a natureza para o centro do projeto, de modo que as espécies de plantas escolhidas fossem predominantemente locais e até ameaçadas. Com isso procurou-se estabelecer um novo ecossistema capaz de promover a biodiversidade local. Cada elemento do parque busca responder a um grupo demográfico diferente, criando uma série de espaços que se encaixam como um luva na diversa comunidade local do centro de Chengdu. Finalmente, o Hyperlane é uma iniciativa financiada, construída e operada pela mesma equipe responsável pelo projeto Chengdu Taikoo Li. Como este, o parque linear elevado foi concebido para criar novos espaços públicos de qualidade no centro da cidade. Além disso, 60% dos materiais utilizados na obra são considerados autossustentáveis e seguem a filosofia de investimento à longo prazo, impulsionando o desenvolvimento da industria local.